Cuidados com os rins podem evitar uma Doença Renal Crônica - DRC

Nefrostar • Postado em: 05/11/2019

Cuidados com os rins podem evitar uma Doença Renal Crônica - DRC

Conheça mais sobre a Doença Renal Crônica e aprenda a cuidar de seus rins.

A Doença Renal Crônica - DRC consiste na perda progressiva e irreversível da função dos rins. Em sua fase mais avançada, os rins não conseguem mais manter a normalidade do meio interno do corpo do paciente, fazendo com que ele necessite de diálise e/ou até mesmo de um transplante de rim.

Para o tratamento da Doença Renal Crônica, existem várias modalidades de Terapia Renal Substitutiva - TRS. Abaixo, conheça a relação dos tratamentos:

  • Transplante renal.
  • Hemodiálise Convencional (HD)
  • Hemodiálise diária (HDD)
  • Hemodiálise Noturna (HDN)
  • Diálise Peritoneal Automatizada (DPA)
  • DP ambulatorial contínua (CAPD)
  • Hemodiafiltração (HDF)

A HDF é a modalidade de tratamento mais avançado atualmente e vem sendo utilizado de forma mais constante, principalmente nos países mais desenvolvidos, visto estudos recentes (estudo HEMO, Davenport, dentre outros) terem demonstrado uma maior sobrevida dos pacientes em comparação aos demais métodos dialíticos.

E quando o transplante se torna uma opção?

Quando o rim já não apresenta nenhuma reação ao tratamento medicamentoso ou às diálises, e seu estado só piora, os médicos podem sugerir incluir o paciente na fila de transplante de órgãos.

E aí se inicia o processo de espera por um rim de um doador compatível. Por isso o incentivo da campanha de setembro verde busca conscientizar as pessoas da impotência de ser um doador de órgãos.

E como faço para ser um doador de órgãos?

Com relação a ser um doador de órgãos e/ou tecidos para transplante, pela legislação vigente, nenhuma declaração em vida é válida ou necessária, não há possibilidade de deixar em testamento, não existe um cadastro de doadores de órgãos e nem são mais válidas as declarações nos documentos de identidade/carteiras de habilitação e nem mesmo as carteirinhas de doador.

No caso de doação em vida, é permitida à pessoa juridicamente capaz dispor gratuitamente de tecidos, órgãos e partes do próprio corpo vivo, para fins terapêuticos ou para transplantes, para cônjuge ou parentes consanguíneos até o quarto grau, inclusive.

A Doença Renal Crônica é séria e requer cuidado. A evolução nas técnicas de tratamento vem melhorando em muito a saúde e a vida dos pacientes renais, trazendo melhor qualidade ao dia a dia dos pacientes. Entretanto, não se pode esquecer dos cuidados com a saúde, que são imprescindíveis no tratamento e na prevenção da DRC. Para a prevenção da DRC, como regra, deve-se manter hábitos de vida saudáveis, como menor ingestão de sal e açúcares, alimentos industrializados e abandonar o tabagismo. Uma dieta rica em frutas, legumes frescos e consumo adequado de água, além da prática de atividades físicas regulares, são essenciais para reduzir os riscos das doenças cardio-renais.

Por fim, fique atento aos fatores de risco que podem desencadear uma DRC: diabetes, hipertensão arterial sistêmica, possuir casos de DRC na família, ter histórico de doença no aparelho circulatório, ser ou ter sido fumante, estar acima do peso e possuir mais de 50 anos. Identificou algum desses fatores? Então, procure seu médico e faça uma consulta de rotina.

Para ter mais acesso a conteúdos de saúde e bem-estar, acompanhe a Nefrostar nas redes sociais:

  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
  • Linkedin