Você já tomou água hoje?

Você já tomou água hoje?

A importância da hidratação para o corpo e a prevenção de doenças

Entre 70% e 75%. Esse é o percentual de água existente no peso total corpo humano. Apesar dessa enorme quantidade, a hidratação adequada é fundamental para que o organismo possa funcionar corretamente e tenhamos sempre uma quantidade boa de água o corpo.

Todo o funcionamento do organismo depende da água para realizar suas tarefas. Ela ajuda a regular a temperatura corporal e o funcionamento dos órgãos, elimina toxinas, ajuda na lubrificação de mucosas e, por ser um solvente, age como um veículo de transporte de nutrientes. Uma infinidade de ações do organismo dependem de água e de uma boa hidratação para ocorrer.

Apesar da recomendação mínima de dois litros de água diários, cada pessoa apresenta uma necessidade diferente de hidratação por dia. Essa variação pode ser motivada por fatores diferentes, como a quantidade de energia gasta pela pessoa (realização ou não de esforço físico), alguma doença específica (com destaque para doenças renais), dentre outros. No caso das doenças renais, a hidratação adequada é fundamental, tanto na prevenção como durante o tratamento.

Um corpo adequadamente hidratado pode prevenir cálculos renais (conhecidas como 'pedras nos rins'), além de facilitar a filtragem das toxinas do sangue (feita pelos rins). Para o paciente já diagnosticado com insuficiência renal, a quantidade de líquidos ingeridos por dia deve ser definida pelo médico. Em geral, a quantidade situa-se entre 2 a 3 copos de 200 ml cada, somados ao volume de urina eliminado pelo paciente em um dia. Ou seja, se o paciente com insuficiência renal faz 700ml de urina num dia, ele pode beber essa quantidade de água mais 600ml, no máximo. Reforçando, isso é um exemplo. A quantidade de água varia de acordo com o grau de insuficiência renal de cada paciente, sendo importante sempre consultar seu medico.

Então, você já tomou água hoje?

Nefrostar

Postado em: 05/11/2019

Nefrostar
1

Oi tudo bem?

Se precisar fale com a gente pelo WhatsApp!