Agendar Consulta

Perguntas Frequentes

  • Quais são os 3 tipos de diálise?

    Hemodiálise - HD

    Diálise peritoneal - DP

    Hemodiafiltração - HDF

  • O que é Diálise Peritoneal - DP?

    É uma opção de diálise na qual o processo de filtragem do sangue ocorre dentro do corpo do paciente, com auxílio de um filtro natural como substituto da função renal. Esse filtro é denominado peritônio (uma membrana porosa e semipermeável, que reveste os principais órgãos abdominais). A escolha pelo uso entre HD, HDF e DP depende das condições clínicas e da escolha do próprio paciente.

  • O que é Hemodiafiltração - HDF?

    Trata-se de uma terapia renal de substituição, um processo de purificação do sangue de pessoas cujos rins não funcionam normalmente. A filtração do sangue é feita através de uma membrana semipermeável – dialisador. Esta filtração é feita por convecção e por difusão.

  • Qual a diferença entre HD e HDF?

    Na HD, a filtração do sangue é feita por difusão. Já na HDF, ela é feita por convecção e difusão. A terapia difusiva (HD) remove principalmente pequenos solutos, enquanto as terapias convectivas (HDF) também podem eliminar moléculas maiores, como citocinas e b2 microglobulina. A HDF proporciona menos efeitos colaterais. Por consequência, apresenta melhora na qualidade de vida do paciente renal, recuperação mais rápida e melhora na sobrevida.

  • O que é fístula arterio-venosa - FAV?

    É um acesso vascular definitivo feito para facilitar a HDF ou a HD. Um cirurgião conecta uma artéria a uma veia, usualmente no braço, para criar a FAV, que permitirá a punção com agulha ser feita mais facilmente. É por meio da FAV que o fluxo de sangue vai para a máquina de diálise para ser filtrado, retornando ao paciente após a filtragem.

  • Quantas vezes se faz diálise?

    A diálise standard envolve 03 sessões por semana, mas pode ser realizada até 06 vezes por semana.

  • Quanto de líquido é usualmente removido durante a diálise?

    O máximo de volume retirado durante a diálise deve ser menos de 13ml/kg/h e, em caso de ICC, dever ser menos de 10ml/kg/h, para evitar sintomas. Mas, geralmente, os pacientes têm mais peso a ser retirado.

  • Quais soluções de diálise são usadas nos processos de filtragem?

    As soluções usadas na diálise são de eletrólitos e sais, como bicarbonato e sódio, chamado de dialisato, cujo propósito é puxar as toxinas do sangue. O procedimento de retirada das toxinas pode ser feito por convecção e difusão (HDF) e difusão (HD).

  • Quanto tempo se vive em diálise?

    A expectativa de vida na diálise varia de acordo com as condições clínicas de cada paciente, considerando a idade, seu plano de tratamento e tolerância do organismo.

  • Quem faz diálise pode viajar?

    Sim, desde que com segurança. Deve-se planejar a viagem com o médico responsável e um assistente social. Na Nefrostar, esse serviço se chama Diálise em Trânsito.

  • O que é água ultrapura?

    É uma água com níveis baixos de CIS – substâncias indutoras de citocinas – em que a principal delas é a endotoxina. Pacientes submetidos a diálise com água ultrapura apresentaram redução nos níveis de marcadores inflamatórios, como de proteína c reativa e interleucina 6, redução dos AGEs (produtos finais da glicolisação, importantes para os diabéticos) e B2 microglobulina, além de melhora nos níveis de albumina.

  • Podemos parar de fazer diálise?

    Se o paciente estiver em diálise por causa de lesão renal aguda (insuficiência renal aguda - IRA), a recuperação é possível e a diálise frequentemente é interrompida. Se o paciente estiver em diálise devido à doença renal crônica - DRC, interromper a diálise pode causar a morte.

  • O que é Ultrafiltração - UF?

    Retirar água do seu sangue durante a diálise é uma ultrafiltração. Deve ser de menos de 3% do peso.

  • O que é Kt/V?

    É uma fórmula matemática que utiliza a ureia e o peso pré e pós diálise. O resultado é um número que deve estar acima 1,2, indicando boa qualidade de diálise realizada. O Kt/V geralmente é calculado mensalmente na hemodiálise e o Kt/V de 4,2 semanal online é feito em tempo real na máquina de HDF.

  • A máquina de HDF é diferente da máquina de HD?

    A máquina de HDF pode fazer hemodiálise convencional. Porém, a máquina de HD convencional não faz HDF. A Hemodiafiltração usa volume de substituição alto, com água ultrapura.

  • A alimentação é diferente para pacientes em diálise?

    Sim, a alimentação deve ser individualizada de acordo com suas condições clínicas de cada paciente. Particularidades, como diabetes, aumento do potássio no organismo, ou sódio; cada reação e condição deve ser considerada e o paciente deve receber uma dieta personalizada.

Nefrostar
1

Selecione a unidade que deseja fazer contato:

Unidade Belo Horizonte Unidade Belo Horizonte Unidade Alphaville Unidade Alphaville Unidade Osasco Unidade Osasco