O que é cistite e como tratar?

Nefrostar • Postado em: 22/02/2024

O que é cistite e como tratar?

Sabe o que é cistite e como essa infecção pode ser tratada rapidamente? Clique para ler o conteúdo!

Sabe o que é cistite e como essa infecção pode ser tratada rapidamente?

Já se perguntou o que é cistite e como ela pode mudar tudo sobre os seus cuidados com o trato urinário? A partir de agora você vai entender exatamente o que é essa infecção e como é feito o tratamento.

Quando um paciente chega no consultório do urologista ou do nefrologista com suspeita de infecção, o médico já possui algumas doenças que podem estar relacionadas ao quadro, como a cistite.

Aquela vontade frequente de fazer xixi, sensação de ardência e até mesmo um sangramento na hora de urinar. Estes são apenas alguns dos sintomas de quem sofre com a doença.

Embora ela seja uma inflamação que pode acometer homens e mulheres, a cistite ocorre com muito mais frequência em mulheres, uma vez que a uretra feminina é mais curta que a masculina, facilitando a entrada das bactérias na bexiga.

Tendo em vista que o tratamento para essa condição seja longo, ele costuma ser bem eficiente quando associado com antibióticos e anti-inflamatórios. Por isso, a avaliação do melhor tratamento precisa ser feita com a supervisão de um médico.

Mas, agora, vamos aos detalhes sobre o que é cistite de fato.

O que é cistite?

Para quem ainda não conhece o que é cistite, ela consiste em uma inflamação que acontece na bexiga e que pode (ou não) ser provocada por uma bactéria.

Mas, como assim "ou não"?

Para entender essa condição é preciso saber que existem tipos diferentes de cistite e que isso tem relação direta com a causa da doença.

Antes de mais nada, entenda uma coisa importante: a cistite pode acometer, homens, mulheres, idosos e até crianças. Além disso, pessoas com diabetes desregulado têm um risco aumentado, principalmente porque o diabetes compromete a imunidade.

Sabendo disso, vamos entender o que é cistite a partir dos diferentes tipos.

Tipos de cistite

Dentro do diagnóstico da doença e para entender melhor o que é cistite, você precisa saber que alguns casos nem sempre são decorrentes de uma bactéria, por isso é importante entender os tipos de cistite possíveis:

  • Cistite infecciosa - o tipo que represente grande parte dos casos; é causada por uma bactéria que geralmente habita a nossa pele, como a Escherichia coli (E. coli). essa bactéria normalmente é encontrada no intestino e pode entrar pela uretra durante a evacuação (especificamente no momento da higienização), ou até mesmo durante relações sexuais.
  • Cistite de repetição - para quem quer entender o que é cistite, esse é o tipo conhecido por sua aparição recorrente, ou em pelo menos duas vezes num período de seis meses. Existem casos em que pode ser considerada a cistite de repetição, quando o diagnóstico foi feito três vezes no mesmo ano.
  • Cistite fúngica - como o próprio nome já indica, essa é uma condição causada por fungos, sendo pouco frequente, mas ainda assim, possível.
  • Cistite intersticial - um tipo de inflamação não infecciosa com causas desconhecidas por completo. Dessa forma, o diagnóstico desse tipo de cistite é um pouco mais complexo que os demais e só pode ser feito depois da eliminação de alguns fatores.
  • Cistite por medicamentos - esse é o tipo de cistite causada por medicamentos geralmente quimioterápicos, que podem gerar uma irritação na bexiga, simulando um quadro de cistite infecciosa.

Para quem busca saber o que é cistite, é importante saber quais as principais causas dessa patologia, especialmente quando levamos em conta os pacientes com doenças prévias, como diabetes e alguma doença renal.

Sintomas da cistite que podem acometer você

A presença de bactérias na bexiga desencadeiam uma resposta inflamatória. Isso leva à irritação e inflamação da parede da bexiga, resultando nos sintomas característicos.

Além disso, a inflamação da bexiga pode causar dor ao urinar. A presença de bactérias na uretra também pode contribuir para a sensação de queimação.

Mesmo assim, existe uma série de outros sintomas que estão relacionados à cistite e que a maioria das pessoas não conhece, são eles:

  • Vontade constante de urinar;
  • Ardência ao urinar;
  • Sensação de que ainda tem urina para sair, mas não sai nada;
  • Sangramento na urina e mau cheiro;
  • Sonolência;
  • Confusão mental;
  • Perda de apetite;
  • Fadiga.

Como é feito o diagnóstico?

Normalmente, quando o paciente busca saber o que é cistite, a primeira coisa que ele faz é notar as mudanças do seu corpo. Alguns desses sintomas podem ser comuns, mas nem todo mundo os apresenta com frequência.

Geralmente o diagnóstico de cistite é clínico. Ou seja, baseado na história clínica do paciente, além do exame físico. Em posse dessas informações é possível iniciar o tratamento adequado.

Normalmente o médico responsável pelo diagnóstico solicita o exame de Urina tipo 1, no qual é possível visualizar sinais inflamatórios, além de ser possível verificar se existe alguma bactéria envolvida e qual o melhor antibiótico para combatê-la.

Além da urina, o médico também pode solicitar um exame de cistoscopia, com ele é inserida uma microcâmera pela uretra, permitindo ao médico avaliar se há alguma alteração na região; em alguns casos é solicitada uma biópsia.

Como é feito o tratamento da cistite?

De acordo com o Dr. Dráuzio Varella, o próprio organismo já dá conta de eliminar as bactérias que entram no nosso corpo.

Quando o sintoma persiste e a bactéria não consegue ser combatida pelo corpo, o tratamento das cistites infecciosas requer o uso de antibiótico ou demais medicamentos que são escolhidos de acordo com o tipo de bactéria identificada nos exames.

Quando a infecção acomete mulheres, os casos reincidentes podem ser mais frequentes e mais graves, no entanto, quando seguido à risca, o tratamento tem alta probabilidade de cura.

Por esse motivo é necessário seguir o que foi recomendado pelo seu médico, respeitando as dosagens e o tempo do tratamento para que o seu corpo te ajude a combater o problema.

Para quem busca o que é cistite, entenda que ela é diferente da infecção urinária. O termo "infecção urinária" é genérico e é dado para as infecções que atacam o trato urinário como um todo.

Além da bexiga existem outras regiões do seu trato urinário que também podem sofrer infecções, como a uretra e os rins.

Lembre-se: mesmo que os sintomas desapareçam, é importante continuar o tratamento pelo tempo indicado pelo médico, do contrário, a infecção pode não ir embora.

E como evitar o desenvolvimento de um quadro de cistite?

Assim como toda recomendação relacionada à saúde renal, é importante ingerir água, porque o líquido ajuda a eliminar as bactérias da bexiga de forma mais eficiente. Outro ponto importante é eliminar a urina assim que a vontade vier; nada de segurar o xixi.

Redobre a atenção à higiene pessoal; sim, exatamente isso que você leu. Muitas pessoas esquecem que a região íntima precisa ser mantida limpa o dia inteiro, não apenas na hora do banho.

Urinar após ter relações sexuais também é uma maneira eficiente de se proteger dos quadros de cistite.

Cuidado com roupas íntimas muito apertadas, que impedem a respiração da pele e promovem a proliferação de bactérias nessas regiões.

Com essas dicas, é importante saber cuidar muito bem da sua saúde, afinal de contas, um quadro de cistite pode ser indicativo de doença renal, que precisa ser imediatamente investigada.

Por isso, se precisar de acompanhamento com um nefrologista especializado em cuidar da sua saúde renal, venha conhecer a clínica Nefrostar mais próxima de você e acompanhe de perto sua saúde renal.

CLIQUE AQUI E MARQUE UMA VISITA

Para ter mais acesso a conteúdos de saúde e bem-estar, acompanhe a Nefrostar nas redes sociais:

  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
  • Linkedin