Agendar Consulta
Cistite, uretrite e pielonefrite: Conheça os tipos de infecção urinária

Nefrostar • Postado em: 22/11/2021

Cistite, uretrite e pielonefrite: Conheça os tipos de infecção urinária

A infecção urinária pode ser grave e afetar seus rins de forma definitiva.

Existem três tipos de infecção urinária, com causas diferentes entre si: cistite, uretrite e pielonefrite. De forma resumida, a principal diferença entre elas está na região do corpo humano que é atingida pela infecção: a cistite é ocasionada por bactérias na bexiga, a uretrite, como o nome indica, por problemas na uretra e a pielonefrite nos rins.

Toda infecção urinária demanda cuidado e que os pacientes procurem ajuda médica ao menor sinal de incômodo. A depender da suspeita do médico, exames laboratoriais podem ser solicitados para confirmação do diagnóstico.

Confira mais detalhes!

Cistite

A cistite é uma infecção na bexiga provocada por bactérias, sendo a Escherichia coli a principal causadora. Essa infecção é mais comum nas mulheres, uma vez que as bactérias atingem a bexiga por meio da uretra, canal em que a urina percorre para sair do corpo. Raramente ocorre em homens, mas existem casos registrados também.

O tratamento dura alguns dias e costuma ser feito a base de antibióticos, sempre receitados por médicos. A posologia varia para cada paciente.

Os sintomas mais comuns incluem febre baixa, ardor ao urinar, dor no fundo das costas, presença de sangue na urina e vontade frequente de urinar.

Uretrite

Essa é uma inflamação na uretra ocasionada por diferentes bactérias, como Nesseria gonorrheae (sim, a mesma da gonorreia) e a Chlamydia trachomatis.

Via de regra, os sintomas da gonorreia são mais agressivos e a infecção pela clamídia pode ser silenciosa.

Sinais comuns que indicam a uretrite: secreção purulenta de forma abundante (pus), ardor ao urinar e aumento no número de micções, mesmo que a sensação de bexiga cheia continue.

A contaminação sexual é a principal via de contágio e o tratamento dessa infecção envolve o uso de antibióticos. Portanto, a melhor forma de prevenção é o uso de preservativos durante as relações.

Pielonefrite

Esse é um tipo de infecção urinária extremamente perigosa. Potencialmente grave, o problema pode, caso não seja tratado de forma adequada, evoluir para uma doença renal crônica.

O quadro da pielonefrite pode ser mais danoso, em comparação a cistite e uretrite, pois há risco de as bactérias caírem na circulação sanguínea, causando até mesmo uma infecção generalizada.

A pielonefrite possui duas formas principais: a aguda (infecção bacteriana surge e compromete o funcionamento renal) e a crônica (os rins vão perdendo a capacidade de funcionamento aos poucos, por culpa de uma doença subjacente, como a diabetes tipo 2, ou por repetidas infecções agudas ou mal curadas).

Os principais sintomas dessa infecção são dores na região lombar, febre, calafrio e mal-estar, além de dor/ardência e muita vontade de urinar.

Para ter mais acesso a conteúdos de saúde e bem-estar, acompanhe a Nefrostar nas redes sociais:

  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
  • Linkedin
Nefrostar
1

Selecione a unidade que deseja fazer contato:

Unidade Belo Horizonte Unidade Belo Horizonte Unidade Alphaville Unidade Alphaville Unidade Osasco Unidade Osasco